quinta-feira, 28 de junho de 2012

19 Semanas e consulta médica

Olá, mamães.
Como estão?

Hoje estive em consulta médica com a Dra. Vania. A consulta que deveria ter sido ontem foi transferida pra hoje porque a Dra. precisou fazer um parto ontem. Assim pode, né?  Já já é minha vez também ..rs

Analisou o último ultrassom, consultou meu peso (57.3 kg - exatamente há 1 mês, na última consulta, estava com 55 kg) e ouvimos os movimentos da nossa Lalá que estava toda agitada.

Disse que daqui umas 3 semanas já posso tomar a vacina contra tétano (ai q medo) e já fez o pedido do ultrassom morfológico do 2º Trimestre. Oba, gosto tanto quando tem ultrassom pra fazer.. hehehe

Já cheguei em casa e agendei o exame para o dia 24/07, agora é só esperar chegar.

Só pediu para continuar tomando a vitamina e permanecer longe de gatos e cachorros pra evitar a toxoplasmose. Isso é um perigo na gravidez.

Contou que uma paciente dela tem muitos gatos em casa e foi orientada a permanecer longe deles e sabe qual foi a resposta ?? Nãao vou abandonar meus filhos...  

A Dra. Vania explicou os perigos que pode ocorrer com o bebê se ela for infectada, falou para ela pensar no filho que esta esperando e ela respondeu que não esta nem ai e que não vai abandonar os gatos. Não tem nem o que comentar dessa cidadã. Só o meu lamento! Acho que a pessoa ainda não se tocou da situação em que está e que há outra vida dependendo dos cuidados dela.

Amanhã completo as 19 semanas... uhuuu
Graças a Deus por mais uma semana de muita saúde.

Voltei a ter muito sono, muita vontade de comer doces e principalmente chocolate. No começo da gravidez enjoei de chocolate, não queria nem ver...passei a Páscoa sem comer nem um. Como resisti?

Semana passada, as 22:30 h estava eu, doida de vontade de preparar um brigadeiro.. rs

A sede também aumentou e com isso, as visitas ao banheiro também. Toda madrugada levanto pelo menos 2 vezes para visitar o Wanderley Cardoso (WC).

Outra coisa, quase todas as noites sonho com comida. Affff ...

Vou aproveitar e colocar o relato da semana 19 e 20, segundo o Guia Tendo um Bebê. Lembram-se dele? 

"A partir de agora, meus sistemas circulatório, digestivo e urinário estão funcionando em harmonia. Passo a ingerir o líquido amniótico - que fica dentro da placenta - e também elimino urina por aqui. Além do lanugo (pelos), formou-se o vernix caseoso - substância cremosa esbranquiçada - que protegerá minha pele. Por agora, passo a ter períodos de sono e alertas. Já tenho minha posição preferida para tirar uma soneca. Chegamos a metade do período gestacional, portanto os meus movimentos ficarão mais intensos".

Não vejo a hora de perceber os movimentos mais intensos... até agora sinto uns chutinhos ainda tímidos.

Nos últimos dias, aproveitei para ler todos os blogs que sigo e um esta mais lindo que o outro. Essa semana a Graciele do blog A espera do nosso Tesouro e Thyallen do blog Aprendiz de Mãe, terão seus bebês nos braços.Deus abençoe muito vocês. Vai dar tudo certo!

Sempre que puder passarei em todos os blogs para fazer uma visitinha  =)

Bjos e qualquer novidade volto aqui para contar.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Chutinhos

Oi, mamães.

Estou passando para contar que a Lavínia começou a dar seus primeiros chutinhos =)
Começou há 2 noites, enquanto eu dormia. Senti um chutinho mais forte quando virei de lado, depois voltei a ficar com a barriga pra cima e chutou mais duas vezes.

Na madrugada seguinte senti outra vez. Estava deitada de barriga pra cima e senti 3 chutinhos seguidos. Quando vi que ia continuar, acordei o Nildo pra sentir também e ele conseguiu sentir mais 3 chutinhos dela. Depois, durante o dia não percebi mais nada. Ela ficou quietinha.

Aproveito para colocar umas fotos que tiramos há alguns dias, mas acabei esquecendo de colocar aqui.




Bjos e até quarta-feria quando voltarei para contar sobre a consulta médica.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

18 Semanas

Como o tempo passa rápido. Já já completo 5 meses de gestação e nem estou vendo passar.

Na próxima quarta feira tenho consulta com a dra. Vania para levar o último exame.

Nas últimas semanas, estava com muita dificuldade para arrumar uma posição e conseguir dormir. Só dormia de barriga pra cima a noite toda e quando cansava dobrada a perna, esticava a perna, dobrava novamente e assim era até acordar. Incomodava bastante, mas nos últimos dois dias consegui dormir a noite toda do lado direito sem sentir incomodo. Não sei se depende da posição que a bb fica, porque ela estava de ponta cabeça (não sei se continua), e não conseguia virar de lado que pesava. Agora deve ter se ajeitado lá dentro e acho que esta deitada porque até o peso que eu estava sentindo diminuiu. me sentia pesada até para andar, agora está tranquilo.

Hoje olhei as roupinhas com mais calma junto com minha mãe e ainda nem guardei porque sei que vou olhar ainda várias e várias vezes por dia, pelo menos por mais uma semana.

Quarta-feira volto para contar sobre a consulta com a Dra. Vania.
Bjos.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mais comprinhas e presentes

Obaaaaaaa. Hoje chegaram as comprinhas que fizemos pelos sites: www.bebericknick.com.br e cegonhaencantada.com.br , com isso, o enxoval fica 80% concluido, graças á Deus. Agora faltam os móveis do quartinho dela que o papai vai comprar, a cortina e coisas como bebe conforto, carrinho, almofada para amamentação e umas miudezas que encontramos em farmácias mesmo. De acordo com minha listinha é só. Como é gostoso preparar uma enxoval. Tudo o que escolhemos agora foi com muito carinho. 

Esperei que chegasse ontem, mas hoje ás 8:30h chegou tudo e minha mãe e a Joci estavam aqui para abrir e babar em tudo comigo. =)

A Joci é uma amiga de uns 10 / 11 anos e que mora no RS. Passou 3 dias aqui com a gente e hoje foi embora =(

Ainda bem que logo logo ela volta para conhecer a Lavínia =)

Bom, fiquei encantada com a beleza e qualidade de tudo que chegou. Amei, amei, amei.

Agora é só arrumar um cantinho pra guardar tudo até que o quartinho dela fique pronto e ainda temos 5 meses pela frente !  =)

Não dá para colocar foto de tudo, porque tem muita coisa, principalmente os presentes da vovó. Vou colocar foto do protetor de berço, do abajur que a Joci deu e é extamente igual ao protetor e também foto das toalhinhas que ela mesma preparou.







Quem quiser conhecer os artesanatos dela, podem visitar a página no facebook: http://www.facebook.com/pages/Nani-Artes/186325578163972

Bjinhos.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Musicoterapia na gravidez



Os sons externos começam a ser ouvidos pelos bebês a partir da 16º semana. A audição é o primeiro sentido a despertar.

A partir da 20º semana começa a reagir aos sons e na 24º já reconhece as diferenças entre eles.

A musicoterapia utiliza a música e seus elementos para facilitar e promover a comunicação, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e outros objetivos terapêuticos. Algumas músicas para ouvir durante a gestação:

As quatro estações - Vivaldi


Concerto Triplice - Beethoven


Concerto para violino - Tchaikovsky


Sonata opus 56 - Hadyn

 

 
A música pode trazer muitos benefícios, não somente para as mães e os bebês, mas para todas as pessoas, para isso, é necessário escolher sons adequados e específicos e ouvi-los com volume adequado.

(Trechos retirados do Guia Tendo um bebê)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

17 Semanas

(Essa foto tirei há 2 dias)

Conforme o ultrassom feito nessa semana, a bebê está com 17 cm e pesando 190 gr. Como cresce rápido demais... no ultrassom do mês passando media apenas 7 cm.  

Na noite passada sonhei com ela. Foi tão rápido, mas tão legal. Ela sorria e estava com um macacão com touquinha, só não lembro a cor.  Coisa de mãe boba que está doida para ve-la.

O Guia Tendo um bebê cita o que ocorre nas semanas 17 e 18:

"Estou crescendo rapidamente e a gordura começa a ser depositada sob minha pele. Mamãe, estou do mesmo tamanho da placenta. Já tenho aproximadamente 17 cm e peso cerca de 200 gramas, mas ainda tenho alguns orgãos para desenvoler. Os meus reflexos estão aguçados, já consigo sugar, deglutir e piscar. Na 18º semana, eu já apresento feiçoes humanas completas. Os meus olhos estão mirando para frente e os dedos já estão mais desenvolvidos. Mamãe, como o meu diafragma está se formando, eu possa soluçar, mas é normal. No fim dessa semana, eu já terei aproximadamente 250 gramas e 20 cm".

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Foto - Saída da maternidade

Como prometido, estou colocando a foto da saída da maternidade. Toda vermelhinha e muito fofa.
Adorei!


Aproveitem para ler o post que escrevi sobre o ultrassom de hoje, logo abaixo.

Ultrassom

Uhuuuuuu...chegou o dia de ver a Lavínia outra vez.

O exame estava agendado para as 9:30h da manhã. Chegamos 40 minutos antes e aguardamos até as 9:45h para fazer a ficha no guichê e até 10:30h para realizar o exame.

No caminho, eu fui conversando com a Lavínia dizendo para ela ser boazinha e abrir as perninhas na hora do exame para o médico ver direitinho e não deixar dúvida nenhuma e não é que ela obedeceu direitinho ? rsss Logo que o médico colocou o aparelho na minha barriga, a primeira imagem foi das perninhas abertas dela com o risquinho no meio hahahaha


Agora, vejam o pézinho dela:

Não resta dúvida alguma. Pra mim já não restavam dúvidas, mas como todo mundo resolveu contar histórias de gente que via um menino no ultrassom e nascia uma menina e vice-versa, tive um pouco de receio de tomar um susto. Acho que teria um treco se isso acontecesse... por via das dúvidas, guardei as roupinhas dentro dos saquinhos que vieram e não tirei etiquetas. Hoje vou jogar tudo fora, com muito gosto ohohohohhooh vai saco plastico, etiquetas e tudo mais.  

Ah, deu a louca na vóvo. Ontem já fez uma lista de uma montão de coisas que vai dar de presente para ela essa semana. Nossa lista de compras do site Bebê Rick Nick já está prontinha. Algumas das coisinhas da lista:









A maioria é presente da vovó, tudo de muito bom gosto. Quando chegar coloco foto de tudo.

O macacãozinho com a boina foi papai quem escolheu. Ele adora!

Bom, a baby está pesando 190 gr e medindo 17 cm. Grandona!

O médico ia mostrar até o rostinho dela, mas a bonita estava de bruços, nadando na piscininha e não mudou de posição.

Agora á tarde vou dormir um pouquinho porque passei quase a madrugada em claro, fui conseguir dormir quase 5 da manhã e acordei as 7:00h. Meu vizinho idiota resolveu falar alto e ensaiar uns "discursos" em plena madrugada.  Que raiva!

Depois volto com mais novidades.
Bjo.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

16 Semanas

 

Que beleza, 4 meses completos!

Cada dia que passa, vou sentindo a barriga pesando um pouco mais e sentindo dificuldade para fazer algumas coisas. 

Todo mundo diz que minha barriga está muito grande por estar de 4 meses. Acho que é por causa da vitamina que estou tomando, a Damater. Percebi que tem crescido muito depois que comecei a toma-la. Todo dia acordo e penso : "Essa barriga toda não estava aqui ontem" rs

Consequentemente já não consigo mais cortar as unhas do pé = (
Mal consigo abaixar para pegar alguma coisa no chão e se abaixo, teho dificuldade para me levantar.

Na verdade, completei 16 semanas de gestação na ultima sexta feira (hoje já é segunda), mas nesse feriado prolongado não tive tempo de escrever no blog.

Para quem não sabe, eu e meu esposo trabalhamos com locação de brinquedos para festas e os últimos dias foram corridos pra nós. Tivemos encomendas de algodão doce e aluguel de brinquedos do outro lado da cidade. 

Aos poucos vou trabalhando menos com isso e deixando a maior parte para o Nildo porque não consigo ficar pegando as peças pesadas, montando, abaixando... está ficando difícil, mas é só por alguns meses.

Depois de amanhã (dia 13), tenho novo ultrassom. Por mim, faria um por dia..rs
Estou na maior expectativa. Vou levar um dvd para gravar novamente e rever tudo depois. Papai vai acompanhar.

Quarta-feira volto aqui para dizer como foi.

Ah, no próximo post vou colocar uma foto da saída da maternidade da Lavínia. É vermelhinha e toda gostosa. Amei!

Tenho algo interessante também para postar sobre MUSICOTERAPIA NA GRAVIDEZ. Achei muito interessante e será de grande utilidade.

Bjão e até quarta-feira. Tomara que chegue logo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lista de enxoval

Tendo em vista que as mamães de primeira viagem (assim como eu ) não tem a mínima noção do que é realmente necessário para o enxoval do bebê, selecionei uma lista na internet com o enxoval essencial, claro que alguns itens podem ser incluídos e quantidades aumentadas, se preferirem, mas o básico para o bebê estar confortável e bonitão é isso ai. Não esquecendo que a criança recebe muitos presentes.

O melhor é seguir essa lista e só no final incluir o que achar que faltou e o que mais desejar incluir.

4 conjuntos de pijaminhas
4 conjuntos de pagão
5 macacões com manga
5 macacões sem manga
4 camisetas
4 conjuntos de lã (macacão, casaco, touca, sapatinhos) de acordo com a estação
2 casaquinhos
4 pares de meias e sapatinhos
3 babadores
2 mantas de lã (dependendo da estação)
3 mantas finas de algodão
2 cobertores antialérgicos
4 jogos de lençóis/ fronhas
1 travesseiro
2 colchas
1 edredom
1 jogo de protetor de berço
3 toalhas felpudas
10 minifraldas para higiene
1 dúzia de fraldas de pano
1 pacote de fralda descartável RN (para levar ao hospital)
8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho pequeno
8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho médio
3 potes de lenços umedecidos
6 paninhos de boca
Chupetas
Prendedor de chupetas
Porta chupetas
Sling ou canguru

Banho
1 creme para prevenção de assaduras
1 fita adesiva
1 caixa de cotonetes
1 escovinha macia para cabelos
1 pente
1 tesourinha
2 pacotes de algodão
1 garrafa térmica com água morna para a higiene do bebê
1 sabonete neutro
1 shampoo neutro
1 esponja macia
1 termômetro
1 lixeira com pedal
1 cesto para roupas sujas
1 trocador macio
1 banheira
Óleo para bebê (hidratante)

Quarto
1 abajur
1 berço com cuidado de medir o espaço entre as grades, que não deve ultrapassar 6 cm
1 colchão
Almofada para amamentar
1 kit de berço
1 cortina
1 cômoda, dando preferência a uma que já possa funcionar como trocador
1 mosqueteiro
6 cabides
1 enfeite de porta

Passeios

1 carrinho com moisés
1 bebê conforto
2 bolsas (um pequena e uma grande com trocador)


Alimentação

1 jogo de talheres para bebê
4 mamadeiras
Kit de limpeza para mamadeiras


Sugestão para enxoval complementar

Lembrancinhas
Babá eletrônica
1 prato térmico
1 móbile para carrinho
1 cercado
1 cadeira para refeição

Toda roupa deve ser de algodão, de preferência, devendo ser lavadas sem exceção, com sabão neutro ou sabão de coco.  Não colocar nada no enxague para deixar com cheirinho, pois o bebê pode vir a desenvolver alergias.